Conheça nossa história e o destaque na imprensa especializada

Conheça a Rebel

Downloads: Release Logos Rebel

Um dos principais espaços da nova cena carioca de rock, MPB e experimentalismo sonoro

Funcionando desde 2005, a casa de shows localizada no bairro de Botafogo já recebeu grandes nomes da música nacional e internacional, tais como as lendas do punk Ian Mackaye e Joe Lally (Fugazi); grandes instrumentistas do jazz nacional como Hélio Delmiro e Idriss Boudrioua; do jazz internacional como Peter Brötzmann, Paal Nilssen-Love (The Thing), Frode Gjerstad, Matana Roberts e Peter Evans; da música experimental da Indonésia, com o Senyawa; do Japão, com Tatsuya Yoshida e Otomo Yoshihide; nomes da música brasileira como Arto Lindsay, Jards Macalé, Jorge Mautner e Arrigo Barnabé; rappers como Emicida e Projota, e a nova música popular brasileira de Passo Torto, Negro Leo, Ava Rocha, Metá Metá, Juçara Marçal, Siba, Cidadão Instigado e muitos outros.

O que atrai tanta gente talentosa para o lugar é o clima de dedicação à música e à liberdade criativa. Um dos principais espaços da nova cena carioca de rock, MPB e experimentalismo sonoro, a AUDIO REBEL cresceu com o surgimento do Quintavant e por abrigar os Estúdios do produtor Kassin e da banda Do Amor.

Coletivo Quintavant

O coletivo Quintavant atua junto a casa de shows desde 2011 e, de lá para cá, colaborou ativamente para construir uma programação pautada no experimentalismo sonoro em suas diversas vertentes e possibilidades.

O resultado foi uma série de shows semanais, além de eventos externos em locais como Circo Voador (2013), CCSP (2015 e 2016), Teatro Municipal (2017) e ocupações na Sala Funarte e na Biblioteca Parque Estadual. O Quintavant evoluiu para um selo que só em 2017 lançou dois álbuns que atravessaram as fronteiras do experimental e ganharam reconhecimento de crítica e público: "Action Lekking", de Negro Leo, e "Espectro", de Tantão e Os Fita.

Estúdio do Kassin

O segundo andar da casa é onde fica localizado o Estúdio do Kassin, uma empresa independente que soma com a Rebel. O fruto dessa parceria são discos internacionais gravados ao vivo, de bandas e músicos como On Fillmore.

Como músico, Kassin participou das bandas Acabou La Tequila, e do grupo +2, mas consolidou sua presença na música do Brasil através da produção de discos de Caetano Veloso, Jorge Mautner, Los Hermanos, Adriana Calcanhoto, Mallu Magalhães, Vanessa da Mata, entre tantos outros. Recentemente o estúdio da banda Do Amor também veio para a Audio Rebel, trazendo outros amigos, artistas e know how para o espaço.

Fundada em 2005, a Audio Rebel evoluiu de um projeto pessoal de Pedro Azevedo e Daniel Lages para tornar-se referência nacional e internacional da música independente na cidade do Rio.

Projetos e destaque na imprensa especializada

Toda essa movimentação em prol da música independente superou os gêneros do rock e experimentalismo, tornando a Audio Rebel o berço também do jazz, do rap e do instrumental.

Pronta para receber um público de até 90 pessoas, a casa de shows possui programação extensa e dedicada a públicos diferenciados, como o Festival Audio Rebel Instrumental, realizado mensalmente graças ao incentivo da Lei Rouanet (2017); ou as terças-feiras dedicadas ao jazz, ajudando a criar uma cena musical carioca, contando com nomes como Nivaldo Ornelas, Eduardo Neves, Roberto Rutigliano, Mauro Senise; e ainda, workshops, masterclasses e bate-papos, proporcionados pelos artistas, tornando possível a vivência musical acessível para todos os públicos.

Celebrando uma história de destaque na cena alternativa carioca, a casa de shows foi agraciada com os editais Cidade Olímpica, Prêmio Funarte Programação Continuada, Prêmio da Secretaria de Estado, além de realizar curadoria para a Funarte. Todas essas gratificações se transformaram em investimento na cultura independente nacional, alavancando o nome da Rebel como um sucesso no cenário. O resultado foram matérias em mídias de reconhecimento nacional, como O Globo (em matérias de Fausto Fawcett e Chico Dub, por exemplo) e Estadão, além de menção em veículos internacionais como New York Times e The Wire (UK).

Clipping

Sobre a Audio Rebel

Localizada em um sobrado de Botafogo, Zona Sul carioca, a AUDIO REBEL é um complexo com quatro salas interconectadas e isoladas acusticamente, uma loja de instrumentos e acessórios e uma oficina de luthieria (confecção de instrumento de cordas). Oferecemos serviços de sound design, trilha sonora, foley, dublagem, mixagem 2.0 e 5.1, masterização, gravação de voz, gravação de áudios adicionais para cinema, gravação e produção de áudio books e book trailers, áudio para instalações e performances artística.

Local: AUDIO REBEL
Endereço: Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 16 anos
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)
Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito.
Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito
Horário de funcionamento da bilheteria (loja): todos os dias, de 13h às 21h

Neon(2002-2017)

Nosso mascote oficial faleceu em 2017, deixando saudades em todos os colaboradores, clientes e amigos.

Leia a nota carinhosa sobre o Neon no site Tenho Mais Discos que Amigos